Abertura
Página - História

 

Desenho: Ruy Merheb
Estudou harmonia musical com Ian Guest. No saxofone, teve como mestre o instrumentista mineiro Nivaldo Ornelas. Trabalhou como transcritor de músicas para os Songbooks de Caetano Veloso e para os 5 volumes de Bossa Nova produzidos por Almir Chediak. Participou dos trabalhos de transcrição de músicas do "Livrão da Música Brasileira" produzido por Toninho Horta.

Morando em Juiz de Fora desde 1987, mantém regularmente as atividades musicais no Rio de Janeiro, onde lecionou no CBM - Conservatório Brasileiro de Música - e na escola CIGAM "Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical" onde foi professor de harmonia, flauta e saxofone.



Estêvão é natural de Juiz de Fora - MG. Décimo quinto filho de uma família numerosa: 17 filhos. Foi no convívio musical com a família que aprendeu e descobriu as primeiras notas, os primeiros sons, junto ao primeiro grupo musical da família: "Os Unidos do Abacateiro". Primeiramente como percussionista, junto ao atabaque, ganzá, berimbau e pandeiro; com a flauta doce (presente dos pais), começou os estudos aos 14 anos de idade, no Centro Cultural Pró-Música/JF. No dia 03 de Janeiro de 1976, ganhou a sua primeira flauta transversa, iniciando os estudos com Kim Ribeiro, aperfeiçoando-se com Copinha (Nicolino Cópia) no Rio de Janeiro e Odette Ernest Dias em Brasília.

Em 1980, mudou-se para o Rio, onde morou até 1987 no alto da Rua João Afonso, no Humaitá. Formou-se no curso de Bacharelado em Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), trabalhou como músico contratado na TV Educativa/RJ durante 3 anos e teve uma atuante participação na noite musical carioca, com destaques para as apresentações com o irmão Bilinho Teixeira, no Mistura Fina (na rua Garcia D'ávila), onde, a convite do trumpetista Márcio Montarroios, teve a oportunidade de conhecer e tocar com importantes músicos de sua geração como: Heitor TP, Nico Assumpção, Artur Maia, André Tandeta, Vitor Biglione, Ricardo Silveira, José Lourenço, etc. Nos últimos anos, retornou ao Mistura Fina (agora na Lagoa Rodrigo de Freitas), onde se apresentou com Hélvius Villela, Alberto Continentino, Paulo Malaguti, dentre outros.